O Ministério da Educação ( MEC ) define a Educação Especial como uma modalidade de educação considerada um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.
A Organização Mundial da Saúde estima que pelo menos 10% da população tem algum tipo de deficiência, entretanto, em 1998, somente 1% dessas pessoas estavam recebendo educação especial inclusiva. Isso se deve ao fato de que são poucas escolas que têm estrutura física e professores capacitados para incluir essa clientela. É necessário ter formação técnica para fazer com que a educação especial inclusiva se concretize.
Veja algumas deficiências de ordem mental mais frequentes nas escolas:
-Paralisia cerebral: Prejuízo permanente do movimento e da postura, resultante de uma desordem encefálica;
-Síndrome de Down: consequência de um acidente genético que altera o número e a distribuição dos cromossomos. Características peculiares: baixa estatura, rosto arredondado, pescoço curto e grosso, flacidez muscular, etc;
-Autismo: Fenômeno patológico cerebral ( desligamento do mundo ).
-TDAH: Transtorno de Défcit de Atenção e Hiperatividade;
-TDA: Transtorno de Défcit de Atenção.
Ponte Nova, 05 de setembro de 2011.
ResponderExcluirBoa tarde Tia Naninha,
Parabéns pelas belas poesias e pelo texto informativo. Nos sentimos alegres ao vermos que o aprendizado que construímos juntas, através do curso TECLE, está rendendo frutos. Obrigada !
Abraços cheios de orgulho e alegria!
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Equipe Pedagógica - NTE Ponte Nova
"O ensino deve permitir que brilhe, com o máximo de intensidade, a luz que cada ser humano porta dentro de si."
Paulo Freire
Obrigadaa!
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